Existem vários grupos e categorias de medicamentos
farmacêuticos, dentre esses grupos se tem o de medicamentos controlados. Se
você já ouviu falar, mas não entende sobre ele ou a importância de trabalhar
com esses medicamentos, continue lendo esse conteúdo, pois iremos te ajudar a
entender mais sobre.
O que são medicamentos controlados?
Antes de tudo é essencial saber o que é um medicamento controlado, tenho certeza que você já sabe mais ou menos do que se trata. Se você já foi em uma farmácia comprar um medicamento e não conseguiu pois estava sem receita ou caso tenha levado uma receita e esta ficou retida, então você já tentou comprar ou já comprou um medicamento controlado. As chamadas substâncias controladas ou sujeitas a controle especial são substâncias com ação ao sistema nervoso central e capazes de causar dependência física ou psíquica, motivo pelo qual necessitam de um controle mais rígido do que o controle existente para as substâncias comuns. Também se enquadram na classificação de medicamentos controlados, segundo a Portaria SVS / MS n 344/1998, as substâncias anabolizantes, substâncias abortivas ou que causam má-formação fetal, substâncias que podem originar psicotrópicos, insumos utilizados na fabricação de entorpecentes e psicotrópicos, plantas utilizadas na fabricação de entorpecentes, bem como os entorpecentes, além de substâncias químicas de uso das forças armadas e as substâncias de uso proibido no Brasil.Qual a importancia de se trabalhar com medicamentos controlados?
Sabendo assim sobre o que é medicamentos controlados, passamos a ter noção do quão frequente muitas pessoas procuram por esse medicamento. Quando a procura aumenta, o nível de rotatividade e vendas aumentam também, gerando assim maior probabilidade de lucros. Então, o fator principal de se trabalhar com esse grupo é seu grande volume de vendas, gerando receitas. A venda desses tipos de medicamentos sem receita é proibida pelo fato de serem regulamentados por lei referente às substâncias e seu consumo prescrita apenas por orientação médica, além disso, esses estabelecimentos que comercializam, ficam sob fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Logo, quem comercializa de forma correta, respeitando seus limites e regulamentos, passa maior credibilidade sobre o estabelecimento para os clientes, ganhando assim confiança de todos. A implementação de uma gestão de controle é outro ponto importante, já que existe uma política de controle e estoque de medicamentos, seguindo padrões de organização, recolhimento e vendas, reforçando o cumprimento da lei, tornando o estabelecimento com uma estrutura organizacional de estoque clara e que respeita os processos internos.Conclusão
Portanto, sabemos agora da importância sobre os medicamentos controlados e toda responsabilidade por trás, levando em consideração os benefícios que tudo isso pode trazer para seu negócio. Caso ainda tenha mais dúvidas sobre os medicamentos controlados, busque profissionais relacionados à área de saúde ou então entre em contato conosco.Veja mais aqui:
Receba nossas novidades.
As últimas notícias, novidades, cursos e soluções direto em seu E-mail.
Localização
Rua 31 de Março, 37, Andaia, Santo Antônio de Jesus - Bahia
Solicite um orçamento
Ficou interessado? Clique aqui e solicite um orçamento